quarta-feira, 7 de outubro de 2009

TUDO SOBRE RELEASE


O release nada mais é do que um texto distribuído à imprensa em linguagem jornalística. Deve ser objetivo e sintético. Contém informações de interesse da empresa ou órgão que está sendo assessorado. Sua função básica é levar às redações a notícia que possa servir de apoio, atração ou pauta que provoque pedido de entrevista ou informações complementares. Caracteriza-se por não ser muito extenso e por ser enviado, simultaneamente, a todos os veículos cuja linguagem editorial comporte a abordagem do tema que se refere. Quando enviado, deve-se utilizar papel timbrado – o que significa responsabilidade assumida. Telefone, fax e e-mail devem estar explicitados além do nome do jornalista autor do texto. Na hora de elaborar uma notícia para a imprensa deve-se ter um certo rigor jornalístico. Isso é essencial para que não se perca o valor e a informação contida no release. Notícias para a imprensa quando são banais ou fúteis só servem para descrédito da empresa. Não se deve utilizar linguagem extremamente técnica. Mas, caso seja extremamente necessário e adequado ao público-alvo da comunicação, o termo técnico deverá ser seguido da explicação simples e objetiva do seu significado. Não é aconselhável que se destaque demasiadamente o nome da empresa ou do produto. Muitas vezes, o melhor é ter como enfoque principal, por exemplo, a nova tecnologia oferecida ao mercado e deixar que a empresa seja apenas citada. Isso aumenta as chances do release ser aproveitado e garante maior credibilidade junto aos leitores.
AUTOR: Fernando Vianna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário